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Os espelhos são explorados indefinidamente na pintura, de Van Eyck ao impressionismo, de Picasso a Jasper Johns. O que quero percorrer neste instante são os retratos de Andy Warhol do início da década de 60. Em um postagem intitulado Saturday Disasters: Trace and reference in early Warhol, Thomas Crow analisa como seus retratos não se originaram a partir da presença física da pessoa, como ocorre no retrato tradicional, porém, pelo inverso, de tua ausência. No caso agora citado de Marilyn Monroe, Warhol começou as pinturas poucas semanas depois de teu suicídio, em 1962. Transformando a imagem na exibição de uma inexistência, como nas antigas pinturas funerárias, liga teu sentido ao feito de mourning, velar.

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A imagem da atriz aparece como um ícone bizantino sobre um fundo dourado. Warhol começa a série sobre isto Marilyn quando passa a usar o silkscreen, construindo uma proximidade entre a técnica e a significação. Ao acrescentar monocromaticamente os pontos da reprodução fotográfica, retira muito do imaginário, da presença viva da estrela. Nos dípticos, coloca uma tela monocromática próximo a outra retratando a atriz, produzindo, dessa forma, uma “dialética não resolvida entre a presença e a falta, entre a vida e a morte”8.

Se refletirmos sobre a existência de Marilyn, é animado notar que ela se referia a si mesma de modo esquizofrênico, como para virar estrela tua imagem tivesse se descolado da mulher anônima. A imagem aqui produz uma identidade contrário do respectivo referente. Em um outro quadro, Warhol diz ter retratado todas as pessoas – um crânio, no final das contas, não é o retrato de todos nós?

Nessa pintura Warhol recoloca o significado da vanitas no cenário contemporâneo: tudo passa. 10 Impossível não ponderar pela notável frase de Picasso, quando diz que a arte é uma lorota, uma balela que nos faz inventar a verdade. Essa frase é retomada por Orson Welles em F for Fake, em que opta a vida de um falsário para ponderar sobre a arte moderna. Voltando às cenas trágicas impressas de forma mecânico e impessoal, lembramos que Warhol não é um observador passivo diante delas, basta-no rever a série a respeito os levantes raciais do mesmo período.

A cadeira elétrica é outro ícone dessa fase e remete aos protestos feitos na data contra a pena de morte. A cadeira vazia se torna incômoda, pelo motivo de qualquer um da gente poderá encerrar sentado nela. Há ainda outra série de acidentes de veículos, o símbolo máximo de uma cultura produzindo mortes anônimas, sem conversar sobre isso outra que retrata pessoas espatifadas no chão depois de ter cometido suicídio. O que torna todos esses quadros tão fortes e instigantes é a dualidade em retratar uma cena traumática que, por tua vez, rapidamente pode se tornar comum, fazendo fração de nossas vidas.