São Paulo — Num passado bastante recente, só era diplomata no Brasil quem tinha frequentado as fantásticas escolas do povo e pertencia a uma certa elite econômica. Hoje, as exceções a essa determinação começam a se multiplicar. Segundo ele, o perfil dos ingressantes vem sendo mais diverso. “Agora temos candidatos aprovados não apenas do sudeste, contudo do Brasil inteiro”, explica. “Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, reservamos 20% das vagas para negros”.
As mulheres ainda correspondem a apenas um terço dos aprovados, mas chegam ainda mais ao topo da hierarquia no Itamaraty. O perfil mais heterogêneo dos candidatos e a meio ambiente meritocrática do concurso exercem com que ele seja um dos mais concorridos do país. “Nossa estimativa é que tenhamos um número recorde de inscrições por esse ano, até pelo momento dificultoso do mercado de trabalho”, diz Souza Neto. Nos últimos anos, houve uma média de 5 mil candidatos no concurso para a carreira diplomática, que em 2017 dá só trinta vagas.
- 4° Passo: Agora basta você substituir o endereço Ip que você vê ali pelo fornecido na bitly
- Feridas que demoram para cicatriza
- Colocar os termos em uma planilha – Uso o Google Drive para isso
- 2 Hierarquia das necessidades
- Mães infectadas pelo HIV
O salário inicial, de em torno de 16,nove 1000 reais por mês, auxilia para aguçar a concorrência. As inscrições estão abertas até o dia 10 de julho (encontre o edital e o hiperlink pra se candidatar no site do Cespe/UnB). Quem consegue passar por essa peneira agora é contratado como terceiro-secretário, cargo inicial da carreira diplomática.
No primeiro ano, os aprovados permanecem no Instituto Rio Branco, onde executam um curso de geração e participam de um programa de viagens pelo nação. O treinamento inclui aulas, seminários e monografias. As notas que o diplomata obtiver por esse curso, junto com a tua pontuação no concurso, são sérias pro seu futuro: será a classificação por mérito acadêmico que determinará onde ele será alocado após o término da formação no IRBr.
“Nos dois primeiros anos, eles precisam ficar no Brasil”, explica o diretor-geral da universidade. “Só depois são capazes de trabalhar no exterior”. Mas o que faz, por fim, um diplomata? De acordo com Souza Neto, as missões de um diplomata se dividem em três vertentes principais. A primeira delas é a representação do governo brasileiro diante governos estrangeiros.
A segunda é a negociação, que abrange desde acordos de cooperação científica internacional até pactos de meio ambiente econômica com outros países. A terceira e última vertente é a da informação: o diplomata traduz o Brasil pro universo, e vice-e-versa. “É ele quem informa Brasília sobre isto alguma coisa interessante que está acontecendo imediatamente pela Suíça, tais como, e também quem assistência o suíço a dominar uma definida política pública brasileira”, explica o embaixador. Ao oposto do que ocorre em outros países, por aqui o raio de atuação do diplomata bem como pode abranger tarefas consulares, que adicionam atividades de documentação e assistência a brasileiros no exterior. Quais são os requisitos para conseguir uma vaga?
O edital do concurso do Instituto Rio Branco informa que, pra se candidatar, é preciso ser brasileiro nato, estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso dos homens, com o serviço militar. Também é preciso ter concluído cada curso de graduação com diploma conhecido pelo Ministério da Educação. De acordo com o embaixador Souza Neto, as formações acadêmicas mais frequentes entre os aprovados são correto e relações internacionais, entretanto bem como há graduados em outros cursos de humanas, como letras, economia e administração.
Também aparecem de vez em quando, como exceções, engenheiros, médicos e dentistas, ou pessoas com criação em academias militares. Embora não conste como quesito no edital, o domínio de línguas, obrigatório pra praticar as funções da diplomacia, também é obrigatório. Além do português, o candidato assim como precisa entender bem 3 línguas estrangeiras: inglês, francês e espanhol.